Dia da Família – Revoada de Pipas

MutCom – 2017

17/09/2017 Comentários (0) Notícias

Escoteiros participam do 20° Encontro Esperanto de Taguatinga

Com o tema “Esperanto e Escotismo” membros do Grupo Escoteiro Caio Martins participaram do 20° Encontro de Esperanto de Taguatinga. Foi um momento de muita alegria por poder aprender um pouquinho sobre essa língua que é tão falada mundialmente. 

A palestra foi conduzida pelo “Samideano” Chefe e também Esperantista Fábio Santos, membro do Grupo Escoteiro Lobo da Chapada – 20°DF, onde abordou características essenciais do Movimento Escoteiro, do Movimento Esperantista e os correlacionou para uma brilhante análise.

Breve histórico: O Movimento Esperantista nasceu também em 1907 com o médico polonês aos 28 anos, Dr. Lázaro Zamenhof. Desde então, o projeto de língua planejada transformou-se em uma língua viva, com cultura própria, mas internacional, e até mesmo com falantes nativos. O Esperanto não pertence a nenhuma nação e pertence a todos. A proposta do Esperanto é que cada povo continue a falar sua língua materna e use o Esperanto nas comunicações internacionais.

B-P e a Língua Esperantista: Na primeira edição de “Scouting for Boys” (Escotismo para Rapazes), p. 202, o fundador do Escotismo, Lord Baden-Powell, recomendou o aprendizado do Esperanto. Embora a tenha proposto como língua “secreta”, o que ela não é, Baden-Powell reconheceu a rápida popularidade  e a utilidade do Esperanto, escrevendo:

Além disso, se quiser usar uma língua secreta na sua patrulha, poderia se engajar no aprendizado do Esperanto. Não é difícil e é ensinada em um livreto que custa um pence. Essa língua está sendo usada em todos os países, de forma que você poderia se virar com ela no exterior”.

Nosso Grupo teve uma participação especial durante a palestra com a lobinha Giovanna da Alcateia Impisa! Juntamente com demais escoteiros do GE Lobo da Chapada, cantaram a música “Peixe Vivo” na língua Esperantista. Melhor Possível, Giovanna e irmãos escoteiros do Lobo da Chapada!!

A seguir, algumas fotos do evento e também o vídeo da canção Peixe Vivo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *