Clã de Pioneiros Lancelot

O Clã Lancelot foi o 1° Clã no Distrito Federal, fundado em 1978. A fundação contou com grande apoio e orientação da UEB por meio do Ch. Rubem Suffert, que na época era Escoteiro Chefe Nacional. Inicialmente, o Clã recebeu o nome de Nhambiquara, porém foi necessária uma mudança e passou a se chamar Lancelot. Era um Clã composto apenas por Jovens do sexo masculino -em seu início- e teve como primeiro Mestre Pioneiro o Ch. Cunha, “Mineirim”. Com o passar do tempo, ocorreu a mudança do nome para Lancelot e passou-se a ser uma Seção Mista. A primeira geração do Clã do 6°DF contou com os pioneiros: Antônio Nolêto Costa, Alexandre Perotto, Adhemar, Fogóia e José Almiro.

 
A ORIGEM DO RAMO PIONEIRO

A ideia de um ramo que pudesse atender aos jovens “maiores” surgiu em 1914, com apoio de Baden-Powell, mas foi somente em 1917 que ele criou o Ramo “Rover”, com a proposta de fazer com que os jovens pudessem manter vínculos entre eles por iniciativa própria (uma alegre fraternidade ao ar livre, explicou B-P), conservar nos mais velhos o ideal de boa cidadania, e atrair jovens que não tinham sido escoteiros.
A proposta tomou forma e expandiu-se de fato a partir da publicação, em 1922, do livro “Rovering to Sucess” de autoria de Baden-Powell, e que foi traduzido por Bonifácio Antônio Borba (o “Polvo Velho”) e publicado no Brasil em 1939, com o título de “Caminho para o Sucesso”, e que deu impulso ao novo Ramo “Rover” em nosso país, no qual recebeu a denominação do Ramo Pioneiro.

 
NOSSO LEMA: SERVIR !

É um grito de identidade que lembra um elemento essencial de Compromisso. Como sempre, o lema é para os momentos importantes, o início de um projeto, o encerramento de uma avaliação, no início ou final de um dia de atividades, ao término de um acampamento.

 
O SERVIÇO

O serviço – expresso por ações individuais e coletivas de engajamento social e desenvolvimento comunitário – é a forma assumida que torna a boa ação o palco pioneiro.

 
A FORQUILHA

Um dos símbolos mais populares no Ramo Pioneiro é a forquilha, que indica os caminhos que bifurcam e as decisões que o Pioneiro tem que tomar em sua vida. Tem uma significativa relação com o lema Servir, pois sempre supões uma eleição que considera o interesse e as necessidades dos outros além das suas próprias.

 
CARTA PIONEIRA DO CLÃ LANCELOT

A Carta Pioneira é uma das coisas mais importantes a ser feita quando um Clã é fundado. É ela que rege o que deve acontecer no Clã, o que não deve acontecer e a forma como as coisas devem ser feitas. É um documento que deve ser elaborado pelos próprios pioneiros, pois são eles que devem decidir quais serão as linhas de conduta. A carta é um documento único, cada clã possui a sua própria Carta, mesmo que esta possa ter sido elaborada com ajuda de outras Cartas.

 

Chefia

Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto

Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto

Chefe Britto

Chefe de Seção
Clã Pioneiros Lancelot

Formação Escoteira

Promessa: ????
0%

Curso Preliminar: 2014
100%

Curso Básico 2014
100%

Anel de Gilwell
0%

Curso Avançado
0%

Insígnia da Madeira
0%

Foto atual do Clã de Pioneiros Lancelot

Hino do Clã Lancelot

Nasceu na capital, no Grupo Caio Martins

Um Clã de Pioneiros, Sempre Alerta para Servir

Servir é o nosso lema

Alerta Pioneiros!

Pelo Grupo 6°DF

Com amor, nós lutaremos!

One Response to Clã de Pioneiros Lancelot

  1. Rafael Lemos disse:

    Sempre Alerta para Servir !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *